18 de janeiro de 2013

o caso das abelhas . 1


Há alguns meses conversava com um conhecido sobre mel, a sua família era produtora de mel. Rapidamente lhe solicitei um frasco desse maravilhoso néctar das abelhas, para meu espanto a resposta foi negativa, não seria possível pois tinham perdido quase todas as colmeias, ao que parece por uma "doença" que as afectou. A minha perplexidade foi imensa, culpa do meu desconhecimento na matéria!
Não sou uma entendida, sempre quis fazer um curso de apicultora mas as circunstâncias ainda não o possibilitaram, como é uma matéria que me interessa estou sempre de ouvido alerta. Já há algum tempo que venho ouvindo notícias sobre as ameaças constantes que fazemos às abelhas. Digo que fazemos no reconhecimento do ser humano que sou/somos.
O mel é um produto maravilhoso, aliás tudo o que as nossas amigas abelhas produzem é absolutamente extraordinário, se algum dia as abelhas deixaram de existir estaremos muito mal, na minha opinião não andaremos por este mundo durante muito mais tempo.
A verdade é que as ameaças existem, não são poucas, mas muito pouco se tem feito, parece-me.
Neste contexto de vez em quando surgem umas notícias que, para além de me recordarem o possível flagelo das abelhas, me faz ter um pouco de esperança, afinal alguém se anda realmente a preocupar, alguém "daqueles" que realmente o conseguem, podem e devem fazer, a Comissão Europeia neste caso. Fica aqui o link para o artigo, esperemos que sim, que ainda vamos a tempo!

Sem comentários: